Um dos maiores desafios enfrentados pelos pais é a educação dos filhos. Nem sempre eles sabem ao certo como se comportar e o que fazer efetivamente para obter sucesso nessa iniciativa.

Para minimizar os erros e realmente alcançar os objetivos propostos é interessante que os pais busquem o máximo de informações e procurem encontrar respostas nas experiências vividas por outras pessoas.

Foi pensando em colaborar nesse sentido que listamos, neste post, mitos e verdades sobre a educação dos filhos. Confira!

A sujeira ajuda a criança a criar anticorpos

Isso é um mito. Na realidade brasileira, com a precariedade dos serviços de saneamento básico, permitir a exposição das crianças a sujidades é expô-las a diversas doenças perigosas.

As crianças não possuem um sistema imunológico muito resistente e o contato constante com a sujeira pode ser fatal para elas, especialmente nos 6 primeiros meses de vida — estendendo-se até os 2 anos de idade.

Lembre-se: a higiene é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança.

Os pais têm condições de ajudar na formação da personalidade dos filhos

Isso é verdade. Psicologicamente falando, a criança passa por um intenso processo de formação da personalidade até os 6 anos, tempo em que a presença dos pais é fundamental.

Não é por mero acaso que, nesse período, muitas mães tomam a decisão de deixar o emprego e se dedicar integralmente à educação dos filhos. A intervenção dos pais é de extrema importância nesse sentido.

Não é sadio para a educação dos filhos ver os pais discutindo

Igualmente, é verdade. Infelizmente muitas pessoas não têm essa compreensão, mas as discussões dos pais abalam profundamente os filhos e causam transtornos na personalidade, no comportamento e em diversas outras áreas da vida.

Para evitar esses problemas, os pais devem se resguardar ao máximo e deixar para resolver suas diferenças longe dos filhos, ajudando-os a viver em um ambiente de harmonia e paz.

Os pais devem tratar todos os filhos da mesma maneira

Mito. Isso não é saudável para a educação dos filhos porque eles são diferentes. Quando os pais tentam tratar os filhos da mesma maneira, querem dar-lhes amor e carinho de forma igualitária, mas, na verdade, inconscientemente estão rotulando-os como se fossem padronizados, o que é um erro.

Cada filho deve ser tratado de acordo com suas peculiaridades e da melhor forma para a formação do seu caráter e da sua personalidade.

Jogos eletrônicos ajudam no desenvolvimento intelectual da criança

Verdade. Os jogos eletrônicos são importantes aliados no desenvolvimento intelectual das crianças, auxiliando-as no desenvolvimento da inteligência e na capacidade de resolver problemas com raciocínio lógico.

Nesse caso, é interessante que os pais sejam intermediários dessa relação e acompanhem o processo para não ocorrer a desvirtuação dos verdadeiros objetivos.

Criança criada com babá possui falhas na personalidade

Mito. As babás/babysitters são profissionais que assumem a responsabilidade de cuidar dos filhos alheios por determinado tempo (às vezes por anos), e chegam a ser o braço direito dos pais quando eles possuem tempo escasso.

Contratar bons serviços de babá/babysitter é o que faz a diferença para o desenvolvimento sadio da criança. Muitas famílias têm experiências ruins porque contratam pessoas despreparadas, sem efetiva responsabilidade com o serviço.

As famílias que contratam profissionais competentes sempre apresentam relatos de satisfação e recomendações dos serviços prestados.

A televisão afasta a criança dos livros

A afirmação é verdadeira, mas merece ressalvas. Quando utilizada de maneira errada, a televisão é uma arma contra a educação dos filhos. Mas se for utilizada de maneira correta, ela é capaz de auxiliar no desenvolvimento intelectual e cultural da criança.

Cabe aos pais impor limites e definir o que será assistido pelos filhos na televisão para que tais problemas sejam sanados.

A educação dos filhos é uma tarefa árdua, mas com responsabilidade e seriedade os pais podem vencer esse desafio. Basta buscarem as melhores alternativas e colocá-las em prática.

E então, gostou do texto? Se você deseja receber outras dicas e indicações sobre a educação dos filhos, não deixe de curtir nossa página no Facebook e seguir nosso perfil no Twitter.

Baixe nosso aplicativo (App) nas lojas:

Apple Store  Google Play  

 

Encontre as melhores babysitters perto de você

Antes eu tinha certa barreira em deixar minha filha com babysitter, quando precisávamos ela ficava com as avós. Certo dia, precisei sair e não pude contar com a ajuda das avós, então quebrei essa barreira e chamei uma babysitter pelo ClickSitter….me surpreendi muito! A experiência foi ótima, a minha filha amou! Na segunda vez, tive certo receio pelo fato de vir outra pessoa…será que seria igual a primeira babysitter contratada? Novamente, deu super certo! Minha filha também amou e se divertiu muito…a partir daí sempre conto com a ajuda da ClickSitter!

Saiba Mais

%d blogueiros gostam disto: