Toda mãe ou pai quer sempre o melhor para o aprendizado de seus filhos, não é mesmo? Até mesmo na hora da brincadeira há preocupações. Afinal, os jogos educativos podem ser aliados da educação infantil, mas nem sempre sabemos escolher os melhores para que os pequenos aprendam brincando.
Os jogos educativos são aqueles que aliam o divertimento ao conhecimento, fazendo com que a criança brinque e aprenda ao mesmo tempo. Eles podem ser lúdicos e inseridos de forma pedagógica na rotina para auxiliar o desenvolvimento dos pequenos. Geralmente, esse tipo de jogo estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço, o raciocínio lógico, entre outras habilidades.
Pensando nisso, separei os melhores jogos, classificados por faixa etária, para que seu filho tenha o melhor aprendizado sempre. Continue a leitura e confira!

Saiba quais são os melhores jogos educativos para cada faixa etária de crianças

1 a 2 anos

É recomendado que, nos dois primeiros anos de vida das crianças, sejam escolhidos jogos que desenvolvam seu pensamento e sua a coordenação motora. Jogos de encaixe, quebra-cabeças com peças grandes e blocos de empilhar são os brinquedos mais indicados para essa faixa.

Dica: procure sempre por brinquedos coloridos, para que a criança também aprenda a distinguir melhor as cores. Outra coisa importante a ser observada é o tamanho das peças, que devem ser sempre grandes, pois peças pequenas podem ser engolidas pelo bebê.

2 a 3 anos

Nessa faixa a criança começa a expandir seu vocabulário, por isso incluir sons na brincadeira é importante. Existem jogos eletrônicos que podem auxiliar a criança a aprender novas palavras. Até mesmo aplicativos podem ser baixados em tablets, se os pais acharem conveniente já incluir o filho no meio digital. Também para estimular a percepção auditiva, podem-se incluir na brincadeira jogos com instrumentos musicais.

Entre os 2 e 3 anos, também é importante trabalhar a percepção visual. Por isso, uma ideia é você procurar por brinquedos compostos por figuras, tentando aliar as percepções auditivas e visuais na mesma brincadeira.

3 a 5 anos

Na faixa dos três a cinco anos, seu filho já está mais “grandinho”, o que permite a inclusão de jogos um pouco mais complexos e com regras simples, de modo que se estimule o raciocínio lógico e a imaginação.
Jogos de associação de grupos de imagens com numerais, por exemplo, podem ser trabalhados para que a criança comece a ter noção de agrupamento e quantidade.

5 a 7 anos

Quando a criança já tem de cinco a sete anos, já deve frequentar a escola, tendo assim iniciado a alfabetização. É por isso que, nessa faixa, os jogos que estimulam a formação de pequenas palavras e separação silábica são tão importantes.

Outro tipo de brincadeira que pode ser utilizado nessa etapa da educação infantil é o jogo da memória. No mercado existem vários modelos de jogo da memória, inclusive com personagens de desenhos animados. Há ainda a opção de jogos de memória online, que podem ser jogados no computador ou no tablet.

Brincar e aprender ao mesmo tempo é possível, basta escolher corretamente os jogos educativos para educação infantil. Procure incentivar seu filho sempre e valorize suas conquistas, criando pequenas competições. Se o seu filho já frequenta a escola, procure falar com a direção e professores sobre os tipos de jogos e metodologias didáticas utilizadas para estimular o aprendizado em diferentes faixas etárias.

Essas informações foram úteis para você? Assine nossa newsletter e receba, em seu e-mail, mais novidades sobre cuidados com a família e filhos.

%d blogueiros gostam disto: