Quer ter certeza que seu bebê está dormindo bem? Alguns anos atrás tínhamos apenas duas opções como pais:

  1. Comprar uma Babá Eletrônica; ou
  2. Dormir no mesmo quarto com eles.

Tudo isso faz parte do passado. Agora você só precisa do seu smartphone.

“Nós usamos telefones celulares para Skype, teleconferência, e desfrutar de áudio e vídeo com amigos e família”, diz Scott Steinberg, especialista em tecnologia de ponta e autor do Guia de Pais modernos Series. “É intuitivo que você seria capaz de também usar estes dispositivos para manter um olho sobre o que você mais ama. – Seu filho”

Uma babá eletrônica baseada no smartphone tem uma grande vantagem: Ela permite que os pais que viajam com frequência carregarem um item a menos na mala, além do adaptador adicional de tomada. Situações comuns como visitar seus pais/sogros em outra cidade, leve apenas seu smartphone. A instalação e uso são fáceis, mesmo para as novas mamães e papais que já estão a dias sem dormir.

Testei vários aplicativos (App) em diferentes aparelhos (iOS e Android) e vou listar aqui e explicar o funcionamento básico daqueles que acredito ser os mais versáteis.

Como transformar seu smartphone em uma babá eletrônica

smatPor que você precisará de dois aparelhos?

O primeiro ficará no cômodo onde está o bebê e o outro estará com você. Você pode começar com um smartphone que está “encalhado” em casa ou com o seu tablet para a unidade do Bebê.

Eu testei tanto com um smartphone “encalhado” e com o meu tablet (companheiro de todas as viagens). A vantagem de fazer isso é não ter que comprar um segundo aparelho. Um fato importante: Para usufruir ao máximo dos recursos dos App’s, os itens dos dois aparelhos que escolheu como wifi, microfone, alto-falante e câmera, devem estar totalmente funcionais.

Agora vamos à escolha do App: testei alguns Apps em diversas situações com as minhas filhas. Com wifi, sem wifi (rede 3G e 4G), na minha casa, na casa dos meus pais, etc…

Selecionei três dos que acredito serem as melhores opções disponíveis hoje no mercado, não apenas pelos recursos que oferecem como também a facilidade de configuração.

Cloud Baby Monitor ($3.99)
Esse App funciona com transmissões de áudio e vídeo, permitindo-lhe ouvir cada som do seu bebê, ver seus movimentos e até mesmo cantar para ele dormir. Um dos melhores recursos dele são os alertas de ruído e de movimento para que esteja sempre consciente do que acontece com o seu bebê. Existem outros recursos opcionais como canções de ninar, ruídos brancos e etc… A melhor parte deste App é que qualquer recurso opcional pode ser acionado remotamente. O melhor teste foi deixar a unidade do bebê conectado na rede wifi e utilizar a minha unidade na rede 4G, funcionou perfeitamente. Outro item essencial é a segurança dos dados, criptografia padrão de mercado protege todas as comunicações, para a paz de espírito extra.

Download Cloud Baby Monitor on iTunes

Dormi ($8.99 for lifetime unlimited usage, with additional pricing options)
Este popular App usuários do Android fornece streaming de áudio e vídeo, para que você possa ouvir e ver seu bebê e conversar com ele remotamente. E se você estiver conversando com alguém no telefone, e seu filho começa a chorar, o telefone vibrará para notificá-lo. O app funciona tanto em rede wifi como na rede celular e em qualquer distância. Um ponto adicional é que você pode conectar quantos dispositivos Android você quiser/precisar.

Download Dormi for Android on GooglePlay

Baby Monitor 3G (iPhone and Android App, $3.99)                               Tem um Android e um iPhone? Confira o Baby Monitor 3G, que permite você combinar telefones e/ou tablets que funcionam tanto com o Android como o iOS. Ele transmite snapshots ao vivo de feeds de vídeo do quarto do seu bebê, fornece alertas de vibração, e permite que seu bebê ouça a sua voz. Toda a comunicação é protegida por criptografia padrão da indústria, e o aplicativo funciona com qualquer conexão de Internet.

Download Baby Monitor 3G on iTunes

Download Baby Monitor 3G for Android on GooglePlay

Pronto, agora que você fez a sua escolha de App, baixe o aplicativo em ambos os aparelhos (smartphone ou tablet). Configure um no cômodo do bebê e aponte em direção a ele. “O importante é colocar o telefone longe o suficiente para ver seu bebê, mas não muito longe para não ser capaz de dizer o que está acontecendo”, aconselha Steinberg.

Não se esqueça de verificar se ele está conectado à sua rede Wi-Fi e conectado a uma tomada. Este aparelho será o seu monitor do bebê; a outra será a “estação de pai.” Antes de apagar a luz do cômodo, certifique-se de permitir recursos avançados de segurança do aplicativo para manter os fluxos de vídeo de seu bebê privada, acessível apenas por você.

DICA DE SEGURANÇA ADICIONAL

Nós últimos anos vimos muitas noticias sobre invasões (hack) em babás eletrônicas, no mínimo assustador. Esses Apps te ajudaram a utilizar de maneira mais segura, mas isso não significa que você não precisa ter outros cuidados com a sua conexão. Certifique-se de sua rede Wi-Fi é protegido por senha, e a configure sempre a de forma mais forte possível. Por exemplo: não faça escolhas óbvias como “password”, ou a data do seu aniversário, ou “123456.” Além disso, resista à tentação de liberar o acesso da unidade bebê para outras pessoas, mesmo familiares e amigos, essa pode ser uma brecha de segurança para invasão.

Senhas seguras: No mínimo 8 caracteres, letras, números e símbolos.

%d blogueiros gostam disto: