​Festas de fim de ano, calor e encerramento das atividades escolares, tudo isso indica: FÉRIAS!!! E esse momento deixa crianças e adultos ansiosos para aproveitarem cada segundo com viagens, passeios e muito descanso.

Mas para que tudo corra bem, é necessário que os pais tomem alguns cuidados para que as férias de verão sejam ainda mais proveitosas para todos, principalmente para os pequenos. Veja as nossas 5 dicas:

Tenha um kit de emergências

Férias de verão normalmente envolvem viagens, e, seja de carro ou de avião, há grandes riscos das crianças passarem mal durante o trajeto. Para garantir que você não passe por nenhum apuro, é importante ter um kit de primeiros socorros completo.

Nele, é preciso incluir:

  • Remédios básicos: anti-inflamatórios, antialérgicos, analgésicos e colírio.
  • Materiais para curativo: algodão, gaze, cotonetes e band-aids.
  • Instrumentos: pinças, tesouras, agulhas e termômetros.
  • Antissépticos: álcool, soro fisiológico e mercúrio.
  • Inclua também repelentes e protetores solares para garantir que os pequenos fiquem protegidos do sol e de mosquitos.

Entretenha as crianças no transporte

Durante o trajeto da viagem, as crianças acabam ficando impacientes e estressadas, principalmente se o destino for longe. Para isso, é importante ter jogos e brinquedos para que os pequenos fiquem entretidos e se sintam confortáveis durante todo o percurso. As brincadeiras distrairão as crianças, que ainda poderão aprender com muita diversão. Além disso, é indispensável que os pais ofereçam bastante água e alimentos leves para as crianças, evitando assim que fiquem desidratadas e com fome.

Outro ponto que você deve prestar atenção é na segurança durante o trajeto, colocando-os em cadeirinhas adequadas para sua idade, peso e tamanho.

Cuidado com o sol e mar

Praia e piscina são a cara das férias de verão, porém, é preciso ficar atento às atividades aquáticas de seus filhos, principalmente se eles não sabem nadar. De preferência, acompanhe-os sempre que eles entrarem no mar, rios ou na piscina. Além disso, é importante que os pais mantenham seus filhos protegidos, passando sempre protetor solar e hidratantes para cuidar da pele dos pequenos.

Evite também que as crianças fiquem no sol por volta do meio-dia, pois esse é o horário onde há maior incidência de raios ultravioletas, que, em excesso, podem causar câncer de pele e queimaduras.

Segurança em primeiro lugar

Por mais que você seja um pai ou mãe cuidadoso, é importante redobrar a atenção durante as férias. Não fique longe de seus filhos e os oriente para que eles estejam em locais onde você possa facilmente localizá-los. Além disso, não deixe que estranhos tenham contato com os pequenos e nem que ofereçam doces ou quaisquer outras coisas a eles. Quando se trata da segurança das crianças, todo cuidado é pouco!

Fique atento à alimentação das crianças

Apesar das férias serem a época perfeita para seus filhos fazerem o que quiserem, existem alguns pontos dos quais você não pode abrir mão, e um deles é a alimentação. Comidas exóticas ou pesadas e doces em excesso podem fazer com que elas tenham dores de estômago, enjoos e diarreia. Antes de oferecer qualquer alimento, certifique-se de que ele não possua nenhum ingrediente que possa causar alergia ao seu filho e fique atento ao nível de gordura e açúcar.

Levando todas essas dicas em consideração, você e seus filhos terão mais diversão e segurança durante as férias de verão!

%d blogueiros gostam disto: